segunda-feira, 6 de abril de 2009


Localização

A Cumeada fica situada a meio caminho entre Silves e São Bartolomeu de Messines, entre a serra e o mar, numa encosta (a 125 metros de altitude) do muito fértil e verdejante vale do rio Arade, um microclima ideal para plantação de pomares de laranjeiras, irrigado a partir de 1960 pela da barragem do Arade e depois nos anos 90 pela barragem do Funcho, permitindo a diversificação de arvores de fruto. A restante paisagem é dominada por alfarrobeiras, amendoeiras e oliveiras e, até há bem pouco tempo, todo o espaço aberto era ocupado por culturas sazonais: cereais ou leguminosas, distribuídas por socalcos, criados e divididos artificialmente através de valados.

Estende-se por um monte com mais de 3 kms de comprimento que começa perto de Messines, em Cortes e desce suavemente para dentro do vale do Arade. Compõe-se por dois núcleos principais, a Cumeada de Cima e a Cumeada de Baixo. A zona mais habitada é a da Cumeada de Cima, com um núcleo de casas antigas, onde se encontra uma capela. A Cumeada de Baixo tem um povoamento mais espaçado, por ter pertencido até há algum tempo ao mesmo proprietário, originalmente existia apenas uma casa de lavoura.


A Paisagem

As vistas panorâmicas da Cumeada são um dos seus maiores atractivos. Dali avista-se facilmente o castelo de Silves e a parte alta da cidade, o rio Arade e todo o vale que percorre, a ponte de Santo Estêvão, a serra de Silves e de Monchique, parte das cidades de Lagoa e Portimão, em dias de boa visibilidade observa-se também o mar. Avista-se ainda o lago formado pela barragem do Arade.


2 comentários:

  1. Dá vontade de lá voltar. SEMPRE, assim espero.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço este sítio magnífico porquê, hã???!!! bem... bamos lá a ber a cunbersa!!!

    que prazer ter um "sítio" tão bonito a seguir o nosso blog!

    beijos e felicidades!!!

    ResponderEliminar